tag:blogger.com,1999:blog-16667307453051695552024-03-13T13:27:09.904-07:00Teoria da ComunicaçãoLivia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-25163271265866068402012-04-09T20:12:00.002-07:002012-04-10T17:25:11.794-07:00<b></b><br />
<h2>
</h2>
<h2>
<span style="color: orange;">APRESENTAÇÃO PESSOAL</span></h2>
<div style="font-size: x-large;">
<br /></div>
<h2 style="color: #93c47d; font-size: x-large;">
</h2>
<h2 style="color: #93c47d; font-size: x-large;">
</h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
Meu nome é, Lívia Laís Botelho Braga, tenho 21 anos, curso Publicidade e Propaganda na Universidade Fumec. O objetivo de ter criado este Blog foi para apresentar as principais Teoria da Comunicação: Teoria Hipodérmca, Modelo de Lasswell,Teoria da Persuasão e Teoria dos Efeitos Limitados.</span></h2>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-17850954144019114682012-04-09T19:54:00.001-07:002012-04-10T17:26:27.092-07:00<br />
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: orange; font-size: 14pt; line-height: 115%;"><b>APRESENTAÇÃO</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="color: #b6d7a8;"><b><br /></b></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: normal;">
<span style="color: #b6d7a8;"><b><span lang="PT" style="font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt;">Teoria da comunicação</span><span lang="PT" style="font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt;"> são
estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do
fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais,
econômicos, políticos e cognitivos.</span></b></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: normal;">
<span style="color: #b6d7a8;"><b><span lang="PT-BR" style="font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt;">Os estudos em Comunicação Social começaram com a crescente popularização
das tecnologias midiáticas e seu uso durante as experiências totalitárias da Europa.
Em sua primeira fase, concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e
seu efeito sobre os indivíduos; na segunda, enfatizaram o processo de seleção,
produção e divulgação das informações através da mídia.</span><span lang="PT-BR" style="font-family: Cambria, serif; font-size: small;"></span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<b><br /></b></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-86584140762205191182012-04-09T19:32:00.001-07:002012-04-10T17:32:26.600-07:00<div class="MsoNormal">
<h2>
<span lang="PT-BR" style="color: orange; font-family: Cambria, serif; font-size: 14pt; line-height: 115%;">TEORIA HIPODÉRMICA</span></h2>
</div>
<div class="MsoNormal" style="color: #999999;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>A Teoria hipodérmica é um modelo de teoria
da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica.</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Segundo este modelo uma mensagem lançada
pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em
igual proporção.</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Os conceitos foram elaborados pela Escola
Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases
empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação, </b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Com ênfase nos efeitos da comunicação
sobre o comportamento da população. coincide, historicamente, com o período do
entre - guerras onde a propaganda de massa começa a ser utilizada como
estratégia de guerra e as pessoas despertam para os seus efeitos no
totalitarismo.</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Onde populações heterogêneas eram unidas
em torno de um ideal comum.</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>As mensagens midiáticas ganharam o status
de "balas mágicas" com o poder de atingir toda uma população de
maneira uniforme.</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Responde, sobretudo à interrogação: que
efeito eles produzem numa sociedade de massa?</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Para compreender melhor a Teoria Hipodérmica,
é fundamental definir o conceito de sociedade de massa. A massa é constituída
por um conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros são
considerados iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes
diferentes, heterogêneos, e de todos os grupos sociais.</b></span><span lang="PT-BR" style="color: #999999;"></span></div>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-59721389947529195012012-04-09T19:30:00.001-07:002012-04-10T17:23:14.890-07:00<div class="MsoNormal">
<h2>
<span lang="PT-BR" style="color: orange; font-family: Cambria, serif; font-size: 14pt; line-height: 115%;"><b>MODELO DE LASSWELL</b></span></h2>
</div>
<div class="MsoNormal" style="color: #999999;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Apesar de baseado na Teoria
Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, em
1948, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem.
O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão
correta da mensagem midiática:</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>“Quem?</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b> Diz o quê?</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b> Através de que canal?</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b> A quem? </b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>Com que efeito?”</b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="color: #b6d7a8;"><b><span lang="PT-BR" style="font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;">.</span><span lang="PT-BR" style="font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"> Os desdobramentos das indagações correspondem: o Quem está ligado aos
emissores da mensagem; Diz o que corresponde ao conteúdo da mensagem; o joão a
análise dos meios e, por último, análise da audiência e de seus efeitos na
sociedade. Na perspectiva de Lasswell, a audiência
era concebida como um conjunto de classes etárias, de sexo, de poder econômico,
etc.</span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span lang="PT-BR" style="color: #b6d7a8; font-family: Cambria, serif; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><b>A partir de Lasswell,
portanto, as limitações da teoria hipodérmica (resistência do público, efeitos
opostos aos previstos) deram lugar a novas diretrizes na área de comunicação.</b></span></div>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-78672987543216755042012-04-09T19:27:00.001-07:002012-04-10T17:33:39.160-07:00<div class="MsoNormal">
<h2>
<span style="font-family: Cambria, serif;"><h2>
<div class="MsoNormal">
</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 21px;">
<b><span lang="PT-BR" style="font-size: 14pt; line-height: 115%;">TEORIA DA PERSUASÃO <o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 21px;">
<b><span lang="PT-BR" style="font-size: 14pt; line-height: 115%;"><br /></span></b></div>
<span style="color: #b6d7a8;"><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Logo após surge a Teoria da
Persuasão que, diferentemente da Hipodérmica, é baseada em aspectos
psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada
imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais.</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">O modelo comunicacional da
Teoria Empírico-Experimental (ou da Persuasão) permanece semelhante ao da
Teoria Hipodérmica, mas com a adição do fator psicológico. Assim, sua formula
representa uma revisão da relação mecanicista e imediata do E</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">→</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">R (Estímulo </span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">→</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"> Resposta) para a seguinte
formula: E</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">→</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">FP</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">→</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">R (Estímulo</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">→</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Fatores Psicológicos</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">→</span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Resposta). Ao enxergar dessa forma, a abordagem de
estudo deixa de ser global – baseada na crença de que todo estímulo gera uma
reação (behaviorista) – para se tornar direcionada com o intuito de entender
qual a melhor maneira de aplicar a comunicação com sucesso persuasivo e
entender os eventuais insucessos destas tentativas.<br /><o:p></o:p></span><span lang="PT-BR" style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Assim como a teoria
hipodérmica,a teoria empírico-experimental faz parte do grupo das chamadas pesquisas
administrativas (Comunication Research) da Escola Americana de Comunicação. Foi
aplicada como suporte para campanhas eleitorais, informativas propagandísticas
e publicitárias.</span><span lang="PT-BR" style="line-height: 21px;">O
processo de aplicação da Teoria Empírico-Experimental obedece à observação
pormenorizada de dois itens:</span><span lang="PT-BR" style="line-height: 21px;">a) O destinatário (audiência);<br /> </span><span style="line-height: 21px;"><span lang="PT-BR">b)
Fatores ligados à mensagem.</span></span><span lang="PT-BR" style="line-height: 21px;">Esses
dois itens foram destrinchados em alguns princípios que, segundo a teoria,
podem garantir o sucesso da campanha persuasiva.</span><span lang="PT-BR" style="line-height: 21px;">A
Teoria Empírico-Experimental, em resumo, afirma que pode haver influência e
persuasão na comunicação, mas a influência e a persuasão não são
indiscriminadas e constantes, o que exige esforço do emissor.</span></span><br />
</h2>
</span></h2>
</div>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-36358345171025631662012-04-09T19:24:00.001-07:002012-04-10T17:33:11.303-07:00<div class="MsoNormal">
<span style="background-color: white;"><span style="color: orange; font-size: large;"></span></span><br />
<h2>
<span style="font-size: large;"><h2 style="color: orange;">
TEORIA DOS EFEITOS LIMITADOS</h2>
<div style="font-weight: normal;">
<br /></div>
<h2 style="color: orange; font-weight: normal;">
</h2>
<h2 style="color: orange; font-weight: normal;">
</h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
Trata de influência e não apenas da que é exercida pelos mass media, mas da influência mais geral das relações sociais. É difícil separar completamente esta teoria, de orientação sociológica, da Teoria da persuasão, cujo desenvolvimento ocorreu de forma paralela.</span></h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
Nesta teoria, que consiste em associar os processos comunicativos de massa às características do contexto social em que estes se realizam, é possível distinguir duas correntes:</span></h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
a ) o estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo de comunicações de massa;</span></h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
b ) as pesquisas sobre a mediação social que caracteriza o consumo: a percepção de que a eficácia dos mass media só é susceptível de ser analisada no contexto social em que funcionam;</span></h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;"><br /></span></h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
Essa teoria, portanto, mais atenta à complexidade dos fenômenos, deixa de salientar a relação causal direta entre propaganda de massas e manipulação de audiência para passar a insistir num processo indireto de influência em que as dinâmicas sociais se intersectam com os processos comunicativos. O objeto de estudo dessa teoria era, como os demais, os mass media, mas, especificamente dentro dos processos gerados a partir de sua presença, aqueles relacionados aos processos de formação de opinião.</span></h2>
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">
De acordo com a teoria dos efeitos limitados, a mídia, regra geral, não serve como causa necessária e suficiente de efeitos de audiências, mas influenciam no meio. Os fatores mediadores são tais que fazem da comunicação de massas um agente contributivo, mas não a única causa em um processo de reforço das condições existentes.</span></h2>
</span></h2>
</div>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1666730745305169555.post-9606306052550944572012-04-09T19:20:00.000-07:002012-04-10T17:27:48.153-07:00<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dwRbEkIw6CostKFNl6u46u7weK0IY-IB17cJVtk5t3jPCAnSu7oDp1TSrtQUH741YEs4wVZGyIxDzutl7GvRg' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe></div>
<span style="color: #f9cb9c;"><br /></span><br />
<span style="color: #f9cb9c;"><br /></span><br />
<h2>
<span style="color: #b6d7a8;">A propaganda tem o objetivo de causar um impacto do seu produto a todos públicos de como ele é importante e essencial em nossa vidas e o prazer que ele pode trazer a nós.</span></h2>Livia Laishttp://www.blogger.com/profile/06538371236495477166noreply@blogger.com0