MODELO DE LASSWELL
Apesar de baseado na Teoria
Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, em
1948, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem.
O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão
correta da mensagem midiática:
“Quem?
Diz o quê?
Através de que canal?
A quem?
Com que efeito?”
. Os desdobramentos das indagações correspondem: o Quem está ligado aos
emissores da mensagem; Diz o que corresponde ao conteúdo da mensagem; o joão a
análise dos meios e, por último, análise da audiência e de seus efeitos na
sociedade. Na perspectiva de Lasswell, a audiência
era concebida como um conjunto de classes etárias, de sexo, de poder econômico,
etc.
A partir de Lasswell,
portanto, as limitações da teoria hipodérmica (resistência do público, efeitos
opostos aos previstos) deram lugar a novas diretrizes na área de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário