segunda-feira, 9 de abril de 2012

MODELO DE LASSWELL


Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, em 1948, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática:
“Quem?
 Diz o quê?
 Através de que canal?
 A quem?          
Com que efeito?”
. Os desdobramentos das indagações correspondem: o Quem está ligado aos emissores da mensagem; Diz o que corresponde ao conteúdo da mensagem; o joão a análise dos meios e, por último, análise da audiência e de seus efeitos na sociedade. Na perspectiva de Lasswell, a audiência era concebida como um conjunto de classes etárias, de sexo, de poder econômico, etc.
A partir de Lasswell, portanto, as limitações da teoria hipodérmica (resistência do público, efeitos opostos aos previstos) deram lugar a novas diretrizes na área de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário