TEORIA DA PERSUASÃO
Logo após surge a Teoria da
Persuasão que, diferentemente da Hipodérmica, é baseada em aspectos
psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada
imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais.O modelo comunicacional da
Teoria Empírico-Experimental (ou da Persuasão) permanece semelhante ao da
Teoria Hipodérmica, mas com a adição do fator psicológico. Assim, sua formula
representa uma revisão da relação mecanicista e imediata do E→R (Estímulo → Resposta) para a seguinte
formula: E→FP→R (Estímulo→Fatores Psicológicos→Resposta). Ao enxergar dessa forma, a abordagem de
estudo deixa de ser global – baseada na crença de que todo estímulo gera uma
reação (behaviorista) – para se tornar direcionada com o intuito de entender
qual a melhor maneira de aplicar a comunicação com sucesso persuasivo e
entender os eventuais insucessos destas tentativas.
Assim como a teoria
hipodérmica,a teoria empírico-experimental faz parte do grupo das chamadas pesquisas
administrativas (Comunication Research) da Escola Americana de Comunicação. Foi
aplicada como suporte para campanhas eleitorais, informativas propagandísticas
e publicitárias.O
processo de aplicação da Teoria Empírico-Experimental obedece à observação
pormenorizada de dois itens:a) O destinatário (audiência);
b)
Fatores ligados à mensagem.Esses
dois itens foram destrinchados em alguns princípios que, segundo a teoria,
podem garantir o sucesso da campanha persuasiva.A
Teoria Empírico-Experimental, em resumo, afirma que pode haver influência e
persuasão na comunicação, mas a influência e a persuasão não são
indiscriminadas e constantes, o que exige esforço do emissor.
TEORIA DA PERSUASÃO
b) Fatores ligados à mensagem.Esses dois itens foram destrinchados em alguns princípios que, segundo a teoria, podem garantir o sucesso da campanha persuasiva.A Teoria Empírico-Experimental, em resumo, afirma que pode haver influência e persuasão na comunicação, mas a influência e a persuasão não são indiscriminadas e constantes, o que exige esforço do emissor.
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